O Museu Guggenheim de Bilbao, está celebrando seu 25º aniversário em outubro de 2022. Situado à beira do rio Nervión no País Basco, Espanha, o Guggenheim de Frank Gehry impulsionou a economia da cidade com seu sucesso surpreendente e mudou seu papel no desenvolvimento da cidade. Vinte e cinco anos depois, o Efeito Bilbao continua desafiando pressupostos sobre transformações urbanas, inspirando a construção de peças arquitetônicas icônicas que elevam o status das cidades e atraem visitantes e investidores.
A Gehry Partners fez Bilbao, uma pequena cidade com edifícios tradicionais bascos de Baserri, se transformar em um ícone global que atrai 1,2 milhão de visitantes todo ano. Em 1991, as instituições públicas regionais concordaram com o ambicioso plano de um Guggenheim de Bilbao, para transformar a cidade industrial à beira-mar. O projeto atrairia mais visitantes e mudaria a percepção geral de Bilbao, vista como uma área industrial negligenciada e um reduto da organização separatista basca ETA.
A transformação de Bilbao não foi resultado de um único edifício. Após o boom do Guggenheim, a cidade procurou outros arquitetos famosos para modernizar a cidade. Norman Forster construiu uma linha inteira de metrô, Álvaro Siza projetou um prédio universitário e um terminal de aeroporto, e Santiago Calatrava deixou sua marca com a ponte para pedestres "Zubizuri", localizada perto do museu. Uma série de hotéis, lojas e restaurantes seguiram renovando a cidade, mas também segregando bairros.
Cidades em todo o mundo viram o potencial de criar sua própria "Bilbao" na virada do milênio. O London Eye, de Marks Barfield Architects, foi inaugurado em 2000 e agora é uma das atrações turísticas mais populares de Londres. Assim como em Bilbao, "The Eye é um símbolo que permite que as pessoas interajam com a cidade. Não apenas especialistas ou pessoas ricas, mas todo mundo. Essa é a beleza dele: é público e acessível", destacou Richard Rogers. Além disso, os edifícios de Calatrava e Zaha Hadid têm contribuído para o desenvolvimento econômico das cidades do centro-oeste americano. O impacto do arquiteto espanhol em Milwaukee levou o prefeito a declarar 16 de setembro "Dia de Santiago Calatrava" para comemorar a abertura do Pavilhão Quadracci em 2002. Manchester passou por um processo de re-branding por meio de uma série de empreendimentos emblemáticos, com arquitetos famosos como Calatrava, Libeskind e Koolhaas. O museu V&A Dundee, de Kengo Kuma, reproduziu o fenômeno ao atrair empresas e varejistas interessados em investir e transformar a cidade.
O Museu Guggenheim de Bilbao também influenciou o processo arquitetônico. O edifício revestido de titânio com curvas e ângulos e a introdução da tecnologia digital CATIA foram mudanças profundas, que introduziram uma arquitetura sem precedentes nos anos 2000: O Estádio Nacional de Pequim de Herzog & Meuron, o Museu Judaico de Daniel Libeskind em Berlim e o Centro Heydar Aliyev de Zaha Hadid em Baku, no Azerbaijão.
O efeito Bilbao tem sido fundamental na economia das cidades de médio porte e fomentou talentos emergentes em todo o mundo. Mesmo assim, alguns estudos apontam que as entidades urbanas deveriam ser mais céticas em relação a novos centros culturais e expansões, e que o desenvolvimento urbano não é um processo socioeconômico previsível, mas um exercício cíclico contínuo.